• abril 6, 2018

Você tem uma loja virtual e, apesar de ter planejado o negócio antes de colocar em prática, as vendas não vem sendo como o esperado? Nesse caso, é bem possível que estejam faltando algumas estratégias importantes para que ela se torne um e-commerce de sucesso.

Se você ainda não possui um e-commerce e está planejando criar uma loja virtual do zero, indico a leitura de dois artigos que podem te auxiliar nessa jornada:

As 13 dicas para montar o seu e-commerce do zero!

E-commerce na Prática: O passo a passo para escalar a sua loja virtual.

Agora que você já sabe como iniciar um negócio na internet e as melhores dicas para conseguir escalar sua loja virtual, espero que aproveite a leitura a seguir e possa tornar o seu e-commerce um sucesso.

O mercado virtual só tem crescido no Brasil. Para se ter uma ideia, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas online faturaram R$59,9 bilhões em 2017 e a projeção de crescimento para 2018 é de 15% em relação ao ano anterior.

Porém, antes de ficar preocupado por sua loja virtual não contar com dados tão positivos, saiba que algumas atitudes simples podem reverter rapidamente essa situação!

As 16 dicas para sua loja se tornar um e-commerce de sucesso

Confira nosso post e conheça 16 dicas para que os resultados sejam muito mais promissores daqui para frente:

1. Ofereça uma boa navegabilidade

O ditado “a primeira impressão é a que fica” se aplica totalmente no que diz respeito a um e-commerce de sucesso.

Isso porque uma boa experiência de navegação, desde o primeiro contato de um usuário com um site, faz toda a diferença no seu interesse em permanecer mais tempo dentro dele e, possivelmente, realizar uma compra.

Isso envolve um layout claro e chamativo, que permita que o visitante encontre facilmente o que procura, estoques organizados em categorias, rapidez no carregamento das páginas e outros itens fundamentais de uma navegabilidade agradável.

Portanto, esse deve ser o seu primeiro passo em relação à mudanças.

Verifique como está a estrutura atual do site, de que maneiras ele pode ser mais atrativo e eficiente e, a partir daí, invista.

e-commerce de sucesso

2. Faça com que o processo de compra seja curto

Se coloque no lugar do seu cliente.

Você gostaria de entrar em uma loja virtual e, ao tentar encontrar um produto encontra uma certa dificuldade e, quando se decide pela compra, precisa preencher formulários contendo informações até mesmo irrelevantes que só tragam perda de tempo?

Certamente sua resposta foi não!

Por isso, o ideal é que um usuário chegue até o produto ou informação que precisa em no máximo três cliques.

E, no momento em que se decidir por adquirir algum produto, a finalização da compra seja simples e rápida.

Há, inclusive, a possibilidade de armazenar dados para compras futuras, de forma com que o processo seja ainda mais otimizado.

3. Conte com um design responsivo

Seu e-commerce já é adaptado para o acesso por meio de dispositivos móveis?

Caso ainda não seja, é o momento de investir no design responsivo, ou seja, que se adapta a todos os tipos de tela.

Isso porque o mobile foi responsável por 58,9% das vendas no ambiente online em todo o mundo no ano passado, o que significa um aumento de 40% em relação a 2015, segundo dados de uma pesquisa da eMarketer.

4. Invista em Marketing Digital

Um e-commerce de sucesso não depende somente de uma boa plataforma, estoques variados ou várias opções de pagamento.

Para ter mais visibilidade e, com isso, se destacar no mercado, é necessário investir em ferramentas de Marketing Digital, as quais, por meio de uma série de estratégias voltados ao ambiente online, cumprem esse objetivo.

Entre elas estão as mídias sociais, como Facebook e Instagram, blogs e Search Engine Optimization (SEO), os quais, por meio da segmentação do público, conteúdos relevantes e uso de palavras-chave adequadas, podem fazer com que sua loja virtual atinja os resultados esperados.

5. Tenha um público bem segmentado e defina sua persona

Apesar de o ambiente digital contar com milhares de usuários, para ter um e-commerce de sucesso é essencial segmentar o público-alvo, ou o universo de potenciais clientes de sua marca, e definir a persona.

Definidas como representações semi fictícias do cliente ideal, as personas são responsáveis por guiar as ações de uma empresa com o objetivo de melhorar os relacionamentos, aumentar as vendas e o faturamento.

Por meio de sua criação, é possível atingir o público certo, que realmente irá se interessar pelo que sua loja virtual tem a oferecer e, assim, as vendas serão mais precisas.

6. Responda as interações dos usuários

Quando um usuário tem alguma dúvida, emite uma opinião ou realiza uma compra, ele espera ter um feedback da loja virtual que escolheu.

Por isso, é muito importante que seu e-commerce responda a todas as interações prontamente, mesmo que para isso seja necessário designar um profissional específico.

Isso porque, no caso de não ter suas questões resolvidas, pode abandonar o site e ir para a concorrência, ou não realizar próximas compras em função da falta de retorno sobre o andamento da compra.

7. Analise a concorrência

Para um e-commerce ganhar mais competitividade no mercado, é necessário que saiba o que a concorrência está fazendo para que ele se posicione de forma correta, implemente ações que estão dando certo em seus concorrentes e verifique pontos falhos que podem ser melhorados.

Essa análise inclui verificar posicionamentos de mercado, produtos mais vendidos, formas de entrega e outros detalhes importantes.

É possível até mesmo ir mais fundo, realizando uma compra na concorrência para conhecer os pontos positivos e negativos do processo de compra.

8. Encontre diferenciais

Apesar de o mercado online contar com alta concorrência, é possível (e necessário) encontrar diferenciais que destaquem uma marca.

Nesse caso, verifique de que formas sua loja virtual pode inovar, serviços que não são ofertados pelos concorrentes e que são viáveis para o seu caso, crie alternativas atraentes, foque nos relacionamentos, entre outras ações que façam com que seu e-commerce seja lembrado.

e-commerce de sucesso

 

9. Crie estratégias de fidelização

No mercado de e-commerces, há o consenso de que é muito mais vantajoso investir naqueles que já são clientes do que prospectar novos.

Por isso, um e-commerce de sucesso deve contar com ferramentas de fidelização.

Entre elas, estão a preocupação em proporcionar uma boa experiência de compra, investir no pós-venda, instruir e se relacionar por meio de bons conteúdos e criar vantagens para aqueles que já fizeram compras em sua loja, como cupons de desconto e premiações.

O importante é fazer com que os clientes sintam-se valorizados e, com isso, quando sentirem necessidade, lembrem das soluções que sua loja virtual oferece.

10. Cumpra o que promete

Uma relação de confiança entre o consumidor e uma loja virtual é um dos pontos mais importantes no que diz respeito ao aumento das vendas e do faturamento.

Isso porque, quando um e-commerce cumpre suas promessas, sejam elas em relação à descontos, entregas ou qualquer outro aspecto, ele faz com que o cliente o valorize ainda mais, volte a fazer compras e ainda indique a loja para seus conhecidos.

Portanto, sempre que uma promessa for feita, cumpra.

Do contrário, se um potencial cliente sentir que está sendo enganado, ele pode abandonar o ambiente rapidamente.

11. Invista em boa imagens

Como no ambiente virtual não é possível ter o contato físico com os produtos, muitas vezes os usuários podem ficar com alguma dúvida e deixarem de comprar.

Por isso, invista em fotos profissionais, que mostrem os itens com detalhes e, no caso de serem peças de vestuário, por exemplo, uma dica é mostrar como ela fica em alguém de verdade, no caso um modelo.

Isso ajudará o cliente a ter mais confiança na compra, e com isso, sua loja virtual pode se tornar um e-commerce de sucesso.

12. Dê atenção à logística e às embalagens

O processo de compra em um e-commerce só termina quando o usuário recebe o produto que comprou. E, nesse caso, o prazo estabelecido pela loja, assim como a embalagem em que o item chega, fazem toda a diferença em sua experiência.

Portanto, é necessário contar com estoques controlados e um sistema de logística que funcione de forma eficaz.

13. Ofereça qualidade

Sem dúvidas, um dos fatores que fazem um e-commerce de sucesso é a qualidade dos produtos oferecidos por ele.

Ao contrário, quando um cliente recebe um produto diferente do que foi descrito no site, dificilmente voltará a fazer negócios com a loja virtual.

Nesse caso, é indicado ter muita atenção durante as compras de estoque para evitar esse tipo de dor de cabeça no futuro.

14. Invista em Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia do Marketing Digital que busca fazer com que os clientes encontrem um site e não o contrário.

Isso acontece por meio da elaboração de conteúdos de valor para a persona, os quais atraem, convertem e criam relacionamentos duradouros.

inbound marketing para ecommerce

15. Cumpra as regras do setor

Assim como nas lojas físicas, as lojas virtuais também contam com uma série de leis específicas e normas indicadas para o seu funcionamento.

Algumas delas são a troca e devolução de produtos, os dados de contato visíveis na página, entre outros.

Caso você tenha dúvidas a respeito do enquadramento de seu e-commerce com a legislação, é indicado que fique a par e faça modificações, caso necessário.

16. Invista em CRO

Para entender melhor a otimização de conversão e como fazer isso, primeiramente, é importante que você entenda que conseguir mais tráfego para um site demanda esforços e custos.

Dessa forma, aproveitar os visitantes que já se tem é uma forma inteligente de atingir as metas de Marketing e vendas.

E o CRO faz exatamente isso. Ele ajuda os e-commerce a garantirem ótimos resultados em conversões a partir dos mesmos visitantes.

Como?

Para que você compreenda ainda melhor como a otimização de conversão é feita na prática, é interessante que conheça um dos principais testes utilizados na estratégia, denominado Teste A/B.

Ele consiste no processo de comparar duas ou mais versões de determinados elementos da uma página e testá-las para saber quais das opções agradam mais os visitantes e, com isso, trazem mais conversões.

Alguns exemplos são o estilo de formulários, a velocidade de carregamento, os botões de chamada para a ação, ou call to action, o tipo de fonte e muito mais.

Deu para perceber que mudanças simples podem trazer grandes resultados?

E é justamente por isso que os testes são essenciais para a otimização de conversão.

Se quiser saber mais sobre CRO, temos um e-book super completo que vai te ensinar o passo a passo para começar a trabalhar com a otimização da sua loja.

É só clicar aqui e baixá-lo gratuitamente.

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17. Conte com ferramentas para aumentar as vendas

No mercado há uma série de ferramentas disponíveis para ajudar os e-commerces a aumentarem suas vendas.

Por exemplo, quando se fala em otimização de conversão (CRO), uma opção gratuita e com ótimos resultados comprovados é a ROI Hero, ferramenta de Recomendação Inteligente on-site.

Por meio de vitrines personalizadas, a experiência de compra do usuário se torna mais agradável, pois ele encontra as soluções perfeitas para o seu caso a partir de características e preferências que são analisados por meio de diversos dados de navegação

A partir de agora, você conta com 17 soluções para tornar sua loja virtual um e-commerce de sucesso.

Quer saber mais sobre esses e outros assuntos relacionados aos negócios digitais? Então continue acompanhando o nosso blog!

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“Se minhas preferências são diferentes das suas, um e-commerce não deveria exibir os mesmos produtos pra mim e pra você, certo?”
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