6 Passos para criar seu e commerce do zero – Guia Simples e Sem Enrolação

Neste artigo você vai aprender de forma rápida o que você precisa fazer para começar um e commerce do zero.

Se você já tem um e-commerce mas não está obtendo resultados ou deseja começar a trabalhar com o mercado digital, saiba quais são os 6 passos dos e-commerces de sucesso.

Provavelmente você já deve ter percebido que ter um e-commerce não é tão simples como muitos falam, mas também não é tão complicado assim. Como muitas coisas na vida, existe algumas receitas que se seguidas com coerência sempre geram resultados positivos.

Os passos que vamos apresentar aqui são como um ciclo, se você já está nessa jornada há algum tempo, utilize esse post para refletir sobre os pontos nos quais você precisa revisar e melhorar.

O Guia para Criar seu E Commerce do Zero:

Sendo que a cada novo ciclo, aprenda com os erros e colha os resultados.

e commerce do zero

1º Passo: Planejamento

Como em qualquer tipo de negócio no qual se deseja empreender, é essencial, antes de qualquer coisa, fazer um bom planejamento.

Alguns pontos importantes devem ser considerados nesse momento, e muitos fazem esse processo da maneira errada, pois simplesmente, escolhem o que querem vender por ter maior afinidade com o produto, quando na verdade deveriam se preocupar primeiro com o cliente.

Quem serão os clientes e quais as suas necessidades, a partir daí, verificar como atender essas necessidades com os produtos certos.

Identifique quem é o seu cliente ideal, suas características, gostos e preferências, quais tipos de necessidades  que esse cliente ideal tem e o que você está disposto e tem condições para resolver.

Especializa-se no micro nicho, quem tenta agradar a todo mundo, não agrada ninguém.

Estude a concorrência

Veja onde eles estão investindo para atrair clientes, quais os seus principais produtos, tente enxergar os pontos fortes e pontos fracos.

Plataformas

Busque saber qual plataforma é a mais indicada para o seu tipo de e-commerce.

Se for fazer um e-commerce totalmente seu, saiba que não é realmente necessário gastar quantidades exorbitantes com custos de aquisição e manutenção, pois, existem plataformas mais simples, que atendem muito bem na maioria dos casos e quem possuem custos muito atrativos.

Saiba também que há plataformas de e-commerce que não precisa comprar uma estrutura de loja completa e gastar quantidades exorbitantes simplesmente para mantê-la funcionando, basta apenas contratar o serviço de e-commerce pagando apenas uma taxa mensal e um valor relativo à quantidade e valores vendidos, tornando-se muito mais barato, para a maioria dos casos.

Forma de Entrega

Saber qual plataforma de venda irá utilizar, quais os meios de entrega, quem serão os seus fornecedores, como será sua relação com eles.

Irá estocar produtos para depois vender ou irá fazer uma parceira com o fornecedor para fazer a compra somente após realizar a venda?

Capital Necessário

Levantamento de capital necessário para começar, quais os custos básicos você terá, como fretes, embalagens, produtos, despesas com a plataforma do e-commerce e plataformas de pagamento.

Fluxo de Caixa

Levante qual será o fluxo de caixa, saber quanto tempo será necessário para resgatar o pagamento após a confirmação de compra.

Não precisa saber de tudo em detalhes, mas quanto maior for o numero de informações levantadas, maior será as chances de sucesso.

O ideal é montar um CANVAS para ter uma visão mais clara do seu empreendimento de uma forma geral.

2º Passo: Criação da Loja Virtual

Antes mesmo de começar a pensar no visual da sua loja virtual, você tem que definir qual nome você dará para a sua empresa.

Não apenas registre o domínio do seu site, mas também patenteie a sua marca, para isso procure o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Enquanto estiver no processo de desenvolvimento já contrate também uma boa hospedagem (caso vá trabalhar com uma plataforma própria), mas fuja das hospedagens compartilhadas para evitar dores de cabeça futuras, utilize no mínimo uma VPS que é um servidor virtual dedicado no qual somente você terá acesso.

Lembre também que o seu e-commerce precisa ter um certificado digital.

Enquanto não lança o seu e-commerce, deixe crie uma landing page simples com um contador regressivo, para uma data estimada de inauguração.

Existem alguns fatores a serem considerado em sua nova loja virtual:

Responsividade:

O acesso a internet através de dispositivos moveis e  SmartTV, já é algo comum para a maioria dos consumidores que compram pela internet.

Seu site TEM que ser auto ajustável para qualquer tamanho de dispositivo que tenha acesso a internet, ou seja, ele tem que apresentar os produtos da melhor forma possível não só em computadores, mas em SmartTV, Tablet e Smarphone.

e commerce do zero

Usabilidade:

A palavra mágica é “simplifique”, toda a navegação do seu site deve ser simples e intuitiva. Evite utilizar recursos de exibição que aparentemente é legal, mas que na verdade, servirá apenas para distrair o seu usuário.

Cadastro de produtos:

Deixe a preguiça de lado, crie categorias adequadas para cada tipo de produto, utilize uma descrição completa no titulo e no campo de características técnicas, não poupe palavras. Quanto mais informação tiver, maior a chance de concretizar uma venda.

Informações importantes:

Selos de garantia, certificados de segurança, politicas de troca e frete devem estar em locais visíveis.

Cuidado com poluição visual!

3º Passo: Divulgação

Fale para o mundo sobre o seu negócio. De nada adianta montar uma empresa e “guardar segredo” utilize principalmente o Google Adwords para ser encontrado facilmente e utilize o Facebook Ads para encontrar o seu publico certo mais facilmente.

Mas cuidado com a publicidade! Ela deve estar alinhada com a sua capacidade de atender o seu publico.

4º Passo: Gerenciamento da sua loja virtual

Crie rotinas para cada etapa dos processos, como compras, publicação, divulgação, venda, entrega, pós venda, entre outros. Assim quando o seu e-commerce crescer, será necessário delegar algumas atividades, e isso precisa ser feito sem risco de perder a qualidade, com isso você terá tempo para focar na parte estratégica do negócio.

Pense no futuro, planeje o crescimento da sua empresa, logo precisará de um local mais adequado para estocar os seus produtos.

5º Passo: Avaliação

Faça a mensuração de resultados, para ver o que precisa ser acertado, veja se já chegou a um resultado esperado ou se você consegue aumentar ainda mais os clientes.

Veja a possibilidade de encontrar ferramentas que automatize alguns processos, para que você não gaste tanto energia com coisas rotineiras.

6º Passo: Venda Efetiva

Para ter boas vendas há basicamente três pilares, sendo: a fonte de trafego, a retenção de trafego e a recuperação de tráfego.

Temos um artigo que fala exatamente sobre como você pode vender mais no seu e-commerce. Para ler é só clicar aqui.

Mas agora vamos falar dos 3 pilares para ter uma venda efetiva:

Fonte de Tráfego

São as campanhas para atrair o publico para o seu site, e possuem diversas formas de fazer isso, desde as mais inovadoras como no marketing digital, trabalhando com recursos de engajamento nas mais diversas mídias, até nos canais mais tradicionais. Veja quais serão as que estão ao seu alcance e faça bom uso delas.

Retenção de Tráfego

Trata dos aspectos da sua loja virtual e sua capacidade de transformar o publico que você atraiu em clientes efetivos.

Contrate uma boa ferramenta de sugestão inteligente para e-commerce. O investimento é muito baixo e o retorno geralmente é garantido.

Recuperação de Clientes

São ações de remarketing que visa fazer com que aquelas pessoas que passaram pela sua loja virtual e não compraram, sejam constantemente lembradas e volte a visitar o seu site para enfim finalizar uma compra.

Esses três pilares trabalham juntos sendo que um fortalece o outro. Se deixar de investir em qualquer um deles, terá que investir mais nos outros dois.

Obviamente há muito mais a ser pensado, mas os passos acima são o mínimo para uma para ter um e-commerce de sucesso.

Se seguir esses passos, já estará no caminho certo!

roi hero demo