• julho 11, 2018

Para ter uma loja virtual de sucesso, é preciso acompanhar tendências! Saiba quais são as e-commerce news mais importantes em 2018 e inspire-se!

Investir em lojas virtuais tem sido a opção de milhares de empreendedores brasileiros. Para você ter uma ideia, uma pesquisa divulgada por Thoran Rodrigues, CEO da BigData Corp, mostrou que em 2017 esse mercado teve um crescimento de 9,23%. Se você chegou até aqui, muito provavelmente seja porque atua na área e quer saber quais os e-commerce news para melhorar os resultados, certo?

Então não deixe de acompanhar esse post, pois listamos tudo que estará em alta em 2018 para te ajudar a conquistar e fidelizar clientes, vender mais e, consequentemente, aumentar o faturamento do seu e-commerce. Confira:

1. Omnichannel

O omnichannel, ou o uso de múltiplos canais integrados, tem sido cada vez mais utilizado pelas lojas virtuais para criar relacionamentos duradouros com os consumidores, comunicar sobre a marca e vender mais.

Isso porque o novo consumidor, cada vez mais informado e conectado, espera ter uma experiência de compra completa, em que conheça facilmente detalhes dos produtos e da empresa, tire dúvidas, emita opiniões, entre outros pontos que promovem uma relação positiva.

Para isso, ele se utiliza do site, das redes sociais, dos chats, do e-mail e de outros canais de comunicação, dependendo da necessidade que se apresenta no momento. E, caso não conte com todo esse suporte, pode ser que acabe procurando outras marcas que o ofereçam.

2. Personalização

Uma estratégia de Marketing Digital, que inclua o Marketing de Relacionamento, dificilmente dará certo se a comunicação da marca não for adequada ao perfil do público-alvo. Portanto, um
e-commmerce news que nunca “sairá de moda” é o da personalização.

Para descobrir quem é o seu potencial cliente, você deve contar com uma base de dados que contenha informações importantes sobre suas características e necessidades. Essa análise pode ser realizada muito mais facilmente com o uso de softwares voltados a esse objetivo.

3. Compras via mobile

De acordo com o estudo Análise do E-Commerce no Mundo, realizado pela Criteo S.A, que se refere ao primeiro trimestre de 2018, as compras realizadas por dispositivos móveis já representam 50% do total de vendas online no Brasil.

Portanto, esse é um e-commerce news que não pode ficar de fora das estratégias das lojas virtuais que querem crescer.

Ou seja, se seu e-commerce tem o objetivo de aumentar as vendas e os rendimentos deve investir em um design responsivo, que se adapte a qualquer tipo de tela, e priorizar a otimização de aplicativos e sistemas que proporcionem uma ótima experiência de compra via mobile.

4. Atendimento humanizado

Como comentamos, o novo consumidor quer, mais do que comprar um produto ou serviço, se relacionar com suas marcas de preferência.

Nesse aspecto, é essencial investir em soluções que proporcionem um atendimento personalizado e humanizado, como os chat bots, assistentes virtuais e inteligência artificial, os quais devem oferecer todo o suporte ao cliente de forma diferenciada e exclusiva.

5. Conteúdos em vídeo

Dentro das tendências que compõe os e-commerce news estão os conteúdos em vídeos. Além de boas fotos e descrições, esse formato permite uma visualização mais real do produto e, por isso, faz com que o consumidor se convença mais fácil a realizar uma compra por ter certeza sobre o produto que está comprando.

6. Formas de pagamento

Um dos e-commerce news que promete se tornar cada vez forte é o uso de meios de pagamento diferenciados, como o bit coins, os quais também podem ser chamados de criptomoedas ou moedas virtuais.

Portanto, é interessante que você busque informações completas sobre o assunto e considere implantar mais essa solução em seu e-commerce, já que quanto mais formas de pagamento uma loja virtual aceita, mais necessidades podem ser atendidas.

7. Mídias sociais

E-commerces que pretendem ganhar mais visibilidade e criar relacionamentos positivos com os seus clientes estar cada vez mais presentes nas mídias sociais, uma das principais ferramentas do Marketing Digital.

E, quando falamos em estar presente, queremos dizer que a marca deve estar realmente ativa nessas redes, de forma planejada e periódica.

Para que a comunicação desperte a atenção do seu público-alvo, a dica é que os conteúdos tenham a linguagem adequada e criem valor.

Além disso, para tornar as mídias mais atraentes, é indicado que se invista nos diversos recursos que elas oferecem, como os vídeos em tempo real, ou lives, nos stories, em que as postagens só duram 24 horas, e nos anúncios patrocinados.

8. Aplicativos

Como você viu, as compras via mobile vieram para ficar. E, seguindo esse raciocínio, os aplicativos são um dos e-commerce news mais interessantes de se investir. Esses apps podem ser considerados uma adaptação das lojas virtuais para os dispositivos móveis, ou seja, um novo canal.

Isso porque, além de funcionarem como um meio de compra e venda, os aplicativos também podem ser utilizados para entreter, se relacionar e interagir com potenciais e atuais clientes.

9. Inbound Marketing

Um outro e-commerce news que alia as lojas virtuais ao Marketing Digital é o Inbound Marketing. Nos dias de hoje, um conteúdo relevante, que eduque e mostre soluções para as suas necessidades dos usuários, até que se convertam em leads, se tornou fundamental para marcas que pretendem criar autoridade, conquistar e fidelizar clientes.

10. Micro momentos

Podemos dizer que estamos na era da urgência e do imediatismo. E, seguindo essa tendência em relação aos e-commerces, estão os micro momentos, que são aquelas interações constantes, por diversos canais, e que deem uma resposta rápida às necessidades dos consumidores.

Por isso, é fundamental que sua loja virtual estabeleça uma estratégia que proporcione uma resposta a esse imediatismo, investindo em múltiplos canais, os quais sejam relevantes e proporcionem uma ótima experiência de compra do início ao fim.

11. UX e UI

Um dos e-commerce news mais importantes, pois é ele que permite que as compras sejam agradáveis, simples e personalizadas de acordo com o perfil dos clientes, são a User Interface, ou Interface do Usuário (UI) e a User Experience, ou Experiência do Usuário (UX).

A UI é tudo aquilo que é perceptível em uma loja virtual e leva os visitantes a terem uma experiência positiva. Ou seja, é a parte visual de um e-commerce, composta por diversos elementos, como botões, menus e links, por meio de onde os consumidores interagem e realizam suas compras.

E a UX são todos os aspectos que envolvem a experiência do usuário em um e-commerce. Para ficar mais claro, podemos dizer que são todas as percepções e sensações que um consumidor tem ao acessar uma loja virtual.

Se ele sente que está em um ambiente organizado, visualmente agradável, com acesso intuitivo e atendimento personalizado, ou seja, se tem uma experiência positiva, as chances de ficar mais tempo navegando e se tornar um cliente recorrente aumentam muito.

Agora imagine que o seu cliente entra em seu e-commerce e encontra vitrines personalizadas de acordo com as suas características e necessidades. Muito provavelmente ele irá se identificar com a marca mais rapidamente e terá vontade de continuar navegando, já que naquela loja ele encontra as soluções perfeitas na hora certa.

Isso pode ser uma realidade por meio de alguns recursos, como a Ferramenta de Recomendação Inteligente onsite, ROI Hero, que tem o objetivo de proporcionar uma experiência de compra personalizada e, com isso, realizar a otimização de conversão (CRO).

E, quando a taxa de conversão aumenta, isso acontece com as vendas na mesma medida.Por meio das nossas vitrines personalizadas, que funcionam por meio de pixels, cookies e algoritmos de comparação, os e-commerces proporcionam mais engajamento, elevam sua taxa de conversão, aumentam o ticket médio e ainda reduzem a taxa de rejeição.

Gostou do nosso artigo sobre os principais e-commerce news de 2018? Que tal começar a colocar essas tendências em prática agora mesmo? Então solicite uma demonstração gratuita da ROI Hero e aumente sua taxa de conversão!

E-Commerce News - As Principais Novidades de E-commerce de 2018

ROI Hero

“Se minhas preferências são diferentes das suas, um e-commerce não deveria exibir os mesmos produtos pra mim e pra você, certo?”
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