• abril 17, 2018

Estratégias de Marketing digital e e-commerce X Marketing digital e loja física. Quando se tem um estabelecimento comercial físico, potenciais clientes podem encontrá-lo facilmente somente ao passar em frente ao local.

Mas, mesmo assim, é importante investir em divulgação para obter mais visibilidade.

E no caso de uma loja virtual? Como fazer para se destacar em um mercado de alta concorrência e consumidores cada vez mais exigentes?

A resposta é simples: investindo em estratégias de Marketing Digital para seu e-commerce.

Sem elas, inclusive, dificilmente um negócio digital tem chances de sobreviver.

Isso porque essa é a ferramenta responsável por conquistar novos clientes, fidelizar aqueles que já o são, divulgar produtos ou serviços e, finalmente, tornar as marcas fortalecidas no mercado, de forma com que se tornem autoridades.

O resultado você já pode imaginar, não é mesmo? Mais vendas e faturamento!

Há diversas soluções de Marketing Digital disponíveis, as quais devem ser escolhidas de acordo com a persona, ou representação do cliente ideal, os propósitos e objetivos da loja virtual.

Quer saber como as ações digitais podem ajudar o seu e-commerce a ter ótimos resultados? Então não deixe de acompanhar esse post!

Quando começar a investir em estratégias de Marketing Digital e e-commerce?

Apesar de muitos acharem que o investimento em ações de Marketing Digital só são necessários quando a loja virtual já está em funcionamento, deve rever os conceitos.

Isso porque, mesmo durante o planejamento, é necessário começar a pensar em questões fundamentais para o início das estratégias.

Duas delas são a definição da persona, ou representação semi fictícia do cliente ideal, a qual traz características dos potenciais clientes e servirá para nortear todas as ações, e analisar quais são as palavras-chave mais apropriadas para que o e-commerce seja encontrado por quem realmente interessa.

Tanto a persona quanto as palavras-chaves ideais devem ser criteriosamente estudadas, e isso pode ser feito por meio do trabalho de profissionais de Marketing e ferramentas específicas.

Para se ter uma ideia, até mesmo a criação de URLs é influenciada por essas palavras, pois, a partir do seu uso, o SEO das páginas é potencializado, fazendo com que os produtos e outras informações do negócio sejam efetivamente encontrados durante as buscas de usuários.

estratégias de marketing digital e e-commerce

Em quais ações de Marketing Digital minha loja deve investir?

Como dissemos, o Marketing Digital oferece uma série de estratégias, as quais devem ser analisadas caso a caso para que os e-commerces realmente tenham os resultados esperados.

Mas, para ficar mais claro para você, confira cinco áreas nas quais é possível e indicado investir:

1. Search Engine Marketing (SEM)

O SEM é uma das principais estratégias de Marketing Digital para quem tem uma loja virtual.

Seu objetivo é colocar os sites em destaque nas pesquisas em mecanismos de busca, como o Google.

Entre as ferramentas estão o Search Engine Optimization (SEO), o qual, por meio de técnicas como o uso de palavras-chave adequada, otimizam páginas, os links patrocinados, como os do Google Adwords, e os comparadores de preços, entre os quais estão o Mercado Livre e o Buscapé.

2. Marketing de Relacionamento

Como o nome sugere, o Marketing de Relacionamento busca a interação e o engajamento com os potenciais clientes por meio do uso de mídias sociais, como o Facebook, Instagram, Twitter e campanhas de e-mail marketing.

3. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo, já utilizado amplamente pelos e-commerces, tem o objetivo de entregar conteúdos relevantes e que agreguem valor à persona em toda sua jornada de compra.

Sua aplicação pode ser feita por meio da alimentação de blogs e posterior divulgação e redes sociais e proporciona autoridade, visibilidade, melhor posicionamento nas redes, relacionamentos e aumento nas vendas.

4. Marketing de Display

O Marketing de Display envolve a publicidade por meio de anúncios em formato de banners ou links patrocinados por meio da rede de Display do Google ou por meio de banners em redes sociais, como o Facebook Ads e o Instagram Ads, e em blogs que possam ser interessantes para o segmento do e-commerce.

5. Ferramentas que aumentam as vendas

Dentro das estratégias de Marketing Digital e e-commerce, além da produção de conteúdos contendo palavras-chave apropriadas e o investimento em mídias sociais, há também ferramentas específicas para o aumento das vendas.

Entre elas, estão o SEM Rush, que faz uma análise da concorrência, de palavras-chave e gera relatórios sobre o desempenho do cliente, os quais ajudarão na criação de novas estratégias.

O Hunter, o qual é capaz de encontrar domínios de e-mail de potenciais clientes.

E a RD Station, a qual reúne uma série de informações sobre os leads e, com isso, promove uma interação mais personalizada da loja virtual.

E, especificamente para o aumento das conversões, ou seja, as vendas, é possível contar com a ROI Hero, ferramenta que atua na otimização da conversão (CRO) por meio de vitrines personalizadas para cada cliente.

Essas vitrines, que recomendam produtos de forma inteligente e dinâmica, são criadas a partir de uma série de dados, como algoritmos de comparação e cookies, e oferecem os ítens ideais de acordo com as características e outras particularidades dos usuários.

A partir do uso da ferramenta, que torna a experiência de compra do usuário mais agradável, é possível aumentar em 25% o tempo em que os usuários permanecem em um site e um aumento do ticket médio de até 35%. Ou seja, mais vendas e faturamento!

Se quiser saber sobre mais ferramentas para e-commerces, clique aqui e leia nosso artigo.

Nosso artigo sobre estratégias de Marketing Digital mostrou a você a importância de se investir nas ferramentas e quais delas podem ser interessantes para o seu e-commerce.

Quer saber mais sobre as soluções da ROI Hero? Então entre em contato com a gente agora mesmo!

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“Se minhas preferências são diferentes das suas, um e-commerce não deveria exibir os mesmos produtos pra mim e pra você, certo?”
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