Guia Definitivo: Como Otimizar a Barra de Busca do seu E-commerce

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A Busca do E-commerce

O post que você está prestes a ler é um resumo do nosso Guia Definitivo de como Otimizar a Barra de Busca do seu E-commerce. Nele está contido as melhores dicas e boas práticas de como alcançar resultados incríveis de experiência de busca, melhorando sua conversão, engajando seus clientes e conquistando melhores resultados no seu e-commerce. 

Essas melhorias consistem em alguns exemplos de bom User Experience (UX), envolvendo questões de interfaces e como seu usuário pode reagir a determinados elementos da busca do seu site. Ou seja, diversos pontos desse guia você pode começar aplicar assim que terminar de ler o material.

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Considere a Barra de Busca do seu e-commerce como sendo a porta de muito dos seus visitantes. Cerca de 43% dos visitantes em média clicam imediatamente na sua busca quando entram na loja. Isso é somente por comportamento natural, o que nos faz focar esforços em como converter e trazer o melhor da sua loja para esses usuários.

Estudos apontam que quem usa a busca tem 8x mais chances de comprar na loja do que usuários que não usam a busca. Isso se deve basicamente ao tipo de perfil do usuário, que iremos explorar a frente. Então até aqui, você já sabe que quase metade dos seus usuários usam a busca, e que eles tem grandes chances de comprar na sua loja. Você deve estar pensando “o que falta então?”. 

O lado negro das buscas atuais

Apesar desses pontos positivos sobre a busca do e-commerce, você precisa entender que:

  • Atualmente 70% das buscas são incapazes de retornar resultados relevantes para sinônimos de palavras.
  • E ainda pior, cerca de 20% de todas buscas feitas em e-commerces acabam em uma página vazia de resultados, a famosa página 404. Essas páginas vazias somadas à impaciência do usuário digital acaba fazendo com que em pelo menos duas buscas que retornem nada seja o suficiente para que seu usuário abandone sua loja, aumentando sua taxa de rejeição e indo para uma loja concorrente.

Então temos uma grande porcentagem de buscas fazendo com que seu usuário seja frustrado e/ou desista de compra da sua loja. Logo, preste bastante atenção nos pontos de melhoria que iremos explorar a seguir.

Sobre a Experiência de Busca

Vamos começar pensando na experiência de busca do seu cliente. O que ela sentiu quando buscou por algo na sua loja? Será que ela achou o que procurava?

Entenda o perfil do seu usuário que busca dentro da loja, vamos chama-lo de “Navegador”. Esse tipo de pessoa está basicamente na metade do seu funil de compra. Ela já ouviu falar do seu produto e tem pouca ideia do que está procurando, então ela precisa de recomendação personalizada de produto além de um autocomplete na busca para auxiliar a achar os produtos ideais.

Um estudo realizado pela Econsultancy concluiu que sites com experiências de buscas user-friendly acabam tendo taxas de conversões superiores, indo de 2.77% para 4.63% em relação à sites que não tinham essas funcionalidades de busca.

Então iremos focar nossos esforços para trazer uma melhor experiência de compra para o perfil de navegadores da sua loja.

Mas afinal, você deve estar se perguntando, quais são as funcionalidades que eu preciso no meu e-commerce?

Abaixo iremos explorar em cada tópico algumas dicas e pontos específicos que você já pode trazer de melhorias para sua loja.

 

Passo a Passo de Otimização da sua Busca

  • Cuide Bem da Interface da Barra de Busca
  • Utilize Algoritmos de Recomendação de Busca
  • Tenha Enfoque no Mobile
  • Diga Não à Página de Resultados Vazia
  • Deixe sua Página de Resultados Estruturada
  • Seja Data Driven

 

Cuide da Interface da Barra de Busca

Sobre o layout da sua busca na loja, basta seguir as boas práticas abaixo de layout:

  • O campo de pesquisa precisa ter um espaço apropriado dentro do e-commerce.
  • Fácil de ser achada
  • Ícone de busca ou botão “Pesquisar”
  • Tamanho da caixa de texto por volta de 27 caracteres
  • Placeholder estimulando o usuário a pesquisar. Por exemplo: “Pesquise por marca, produto ou código de referência”, caso sua busca realmente pesquise através dessas características de produtos uma pesquisa de 27 caracteres, porque caixas pequenas tendem a forçar o usuário a diminuir suas pesquisas por não conseguirem ver a pesquisa inteira.
  • Campo de pesquisa no canto superior direito ou no centro

Aqui estão alguns exemplos de boas buscas, preste atenção na distribuição dela na tela. Não é coincidência que são os maiores e-commerces globais.

 

Amazon:

exemplo-busca1

 

Walmart:

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Alibaba:

exemplo-busca2

 

 

Algoritmos de Recomendação de Busca

Agora que já exploramos a parte da interface, vamos para os bastidores. 

Os algoritmos de recomendação de busca são os motores e códigos que estão por trás do que exatamente sua busca retorna quando é pesquisado por algo.

Supondo que eu tenha uma loja de roupa e meu usuário pesquise por “camiza”, é minha responsabilidade de trazer para ele os resultados de camisas por exemplo, mas muitas vezes a pesquisa feita hoje nos e-commerces não trazem essa correção ortográfica ou similar automaticamente. Em alguns casos você precisa até fazer uma configuração manual para cada uma das possíveis maneiras erradas de se escrever seus produtos, e isso é basicamente o oposto de otimizar o resultado de uma busca.

Para isso existem soluções hoje no mercado que utilizam algoritmos avançados de busca, similaridade de texto, sonoridade e diversas outras funcionalidades para trazer um resultado mais assertivo.

Algumas dessas features serão exploradas abaixo:

AutoComplete

O autocomplete da busca pode ser uma funcionalidade decisória no momento da conversão. Ela irá fazer com que assim que a pesquisa começar a ser feita, sugestões e recomendações de pesquisas ou até mesmo produtos já apareçam para o usuário.

autocomplete

 

Pesquisa por Departamento

Permitir que o usuário diminuía o escopo de sua pesquisa para achar produtos de uma maneira mais fácil. Dê essa liberdade para usuários avançados, fazendo com que os resultados da busca venham já filtrados, tornando a pesquisa mais relevante, otimizando ainda mais a conversão.

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Busca de Não-Produtos

Outro efeito da busca do Google é ter acostumado as pessoas a pesquisarem através de linguagem natural, ou até mesmo fazer perguntas. Buscas do tipo “quero comprar uma camiseta” ou “como faço para devolver o produto” já podem ter aparecido no seu e-commerce, e ao menos que você tenha uma solução de busca própria para isso, o resultado provavelmente foi uma página vazia de resultados.

A Busca Inteligente da ROI Hero tem a funcionalidade de realizar buscas ou até mesmo sugestões de não produto como na imagem abaixo.

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Com uma funcionalidade dessa você pode se destacar como uma busca que utiliza aparatos user-friendly a fim de melhorar a experiência de compra na loja e deixar seus concorrentes para trás.

Busca por Sinônimo ou Similares

Essa funcionalidade de busca tem uma relação bem forte com a página vazia de resultados. Uma vez que você tiver uma busca que trata palavras sinônimas ou similares você tem um índice extremamente menor de páginas vazias ou de frustrar seu cliente não achando como por exemplo uma “camizeta”.

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Automaticamente sua busca terá uma conversão muito maior do que o normal. 

Leia Também: Como Reter e Recuperar Carrinhos Abandonados no meu e-commerce

Tenha enfoque no mobile

Existe um grande desafio em tornar sua experiência de busca no mobile eficiente. Isso porque diferente do desktop a busca em dispositivos mobile tem muito menos espaço disponível para exibir resultados ou elementos de busca.

Então é bom fazer valer o espaço do mobile para exibir produtos, geralmente 1 ou 2 por frame de tela para não sobrecarregar o usuário de produtos. Além de usar bastante a função touch para arrastar possíveis vitrines de produtos para os lados.

Abaixo temos um layout de busca da ROI Hero para o mobile.

busca-mobile

 

 

Diga não à página de resultados vazia

“Sua pesquisa retornou zero resultados”. Essa é provavelmente uma das frases mais frustrantes que você pode receber enquanto está procurando por produtos na internet. No e-commerce isso é basicamente jogar um usuário para fora do seu site, porque as chances dele sair e procurar o que ele quer em outra loja é extremamente alta, aumentando sua taxa de rejeição.

No lugar da página vazia de resultados, você precisa oferecer alguma alternativa para o usuário. Entre elas estão:

  • Sugira alguma pesquisa parecida. O Google explora muito bem essa tática, como por exemplo: ao pesquisar por “batata flita”, fazer a correção para “Você quis dizer: batata frita?”.
  • Tenha uma solução de atendimento pronta para prestar suporte ao seu usuário. Seja um chatbot, um sistema de ligação ou até mesmo o número do suporte na tela. Depende de você transformar um problema em uma oportunidade.

Página de Resultados

A página de resultados é uma das etapas finais de busca, a página onde está disposto todos os resultados que a sua busca teve a partir das palavras-chaves usadas pelo usuário. Basicamente aqui fica o output da busca, e a bifurcação entre o usuário achar o produto desejado ou não.

Para estruturar bem a página de resultados, tenha em mente a necessidade de possuir pelo menos 3 divisões na página:

 

Filtros Laterais

Os filtros laterais existem para classificar os resultados e assim facilitar para o usuário achar o produto com determinadas características. Filtrando por cores, tamanhos, marcas, categorias e assim por diante, de acordo com o nicho de produtos da sua loja.

 

Qual dos filtros laterais abaixo você acha melhor para sua loja?

                     bad-category                               good-category

 

Ao lado esquerdo temos um filtro com diversas características, além até mesmo do logo das marcas. Enquanto ao lado direito, existem filtros automáticos que não fazem sentido, como os que estão sinalizados.

 

Filtros de Ordenação

 

Outra funcionalidade bem relevante para facilitar na hora do usuário procurar pelo produto ideal é a capacidade de ordenar os produtos buscados. Por padrão, geralmente os produtos vêm ordenados por itens “mais vendidos”. Mas é uma boa prática deixar o usuário ordenar de acordo com sua necessidade, por exemplo:

Exemplo de Filtros de Ordenação

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Resultados Relevantes

 

Importante ter em mente que o usuário tem um comportamento similar quanto está na página de resultados do seu e-commerce e na página de resultados do Google. Isso quer dizer que dificilmente ele irá navegar pela segunda ou terceira página de resultados da sua busca. É mais provável que ele refaça a pesquisa ou saia da sua loja. 

Portanto ter um algoritmo que irá trazer primeiro os resultados que de fato são mais relevantes é importante. Atualmente diversas soluções de busca prezam muito por isso, justamente por ter um algoritmo avançado por trás de trazer esses resultados, onde podem levar por exemplo um histórico de navegação no e-commerce para pré-filtrar os resultados para aquele usuário.

Outra possibilidade é deixar a página com o Scroll Infinito (sem páginação) para poder exibir mais produtos mas sem a necessidade de clicar em uma segunda página de resultados.

Mostrar o que foi pesquisado na página de resultados

Isso é um detalhe bem importante na experiência do usuário, porque mostra para o usuário a situação atual dele dentro da sua loja. Mostra exatamente o que ele pesquisou e dá a possibilidade dele aumentar a pesquisa dele em uma próxima busca a fim de refinar-la.

 

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Leia Também: Estratégias para e-commerce: 17 estratégias para alavancar as vendas da sua loja virtual

Seja Data-Driven

O bem mais valioso do século XXI é a informação, e a busca da sua loja não é diferente. Em certos sistemas de busca é possível gerar e analisar diversas métricas através da busca para tirar decisões guiadas à números exatos.

Por exemplo, você já se perguntou quais são os termos mais pesquisados na sua busca? Se você não sabe a resposta, você pode estar perdendo oportunidades de otimizar seus resultados, sua conversão e consequentemente seu faturamento.

Entender o que seus clientes procuram na loja facilita e muito você saber exatamente o que dar enfoque não só na busca, mas no restante da loja através de banners, vitrines e elementos de recomendação em geral.

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Também é possível fazer uma ponte com o estoque de produtos, sabendo o que será necessário repor mais rápido conforme o comportamento de busca dos usuários na loja.

Outro caso é de entender a linguagem do seu cliente, os tipos de pesquisas que são feitas em uma busca de e-commerce pode nos dizer muito sobre o perfil de um usuário de acordo com que foi feito a pesquisa. Dessa maneira você poderia criar campanhas de anúncios muito mais eficientes, uma vez que você terá as keywords exatas do que as pessoas buscas.

Conclusões e Próximos Passos

Você chegou até o fim desse material, seja pulando direto para o fim ou lendo tudo, aqui vai o resumo da ópera.

Usuários da busca tem pelo menos 5 vezes mais chance de conversão do que o usuário comum do seu e-commerce. Além disso, esse tipo de usuário compõe de 10% até 40% de todos seus usuários, isso implica que 40% até 80% do seu faturamento pode ser proveniente de usuários de busca.

Geralmente esse perfil de usuário já sabe o que quer na sua loja e é sua responsabilidade remover qualquer tipo de atrito e obstáculos entre o usuário e o produto desejado.

Você deve encorajar seus compradores a usar sua busca e garantir a eles uma excelente experiência de busca. E as principais maneiras de você conseguir isso é através dos 6 tópicos abaixo:

Cuide da Interface da Barra de Busca

Tenha bons Algoritmos de Recomendação de Busca

Tenha enfoque no mobile

Diga não à página de resultados vazia

Trate bem sua Página de Resultados

Seja Data-Driven

Seguindo essas principais dicas, você terá uma experiência de busca muito mais avançada do que seus concorrentes, garantindo assim para o seu usuário uma maior chance de satisfação ao utilizar sua busca para achar o que ele procura.

Algumas dessas dicas você conseguirá fazer por si só, outras você precisará de uma solução de busca para facilitar esse trabalho. Entre elas, a ROI Hero pode ser seu braço direito, cumprindo o objetivo de transformar a experiência de compra dentro do seu e-commerce com a busca inteligente da ROI Hero.

 

Ligue e agende uma reunião com um dos nossos especialistas de busca e não fique para trás!

(19) 989-320-478

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