Afinal, qual é a melhor plataforma de e-commerce? Descubra aqui!

Se você está criando uma loja virtual, possivelmente já saiba que, para que tenha sucesso, existe uma série de fatores essenciais a serem analisados e definidos. E, um dos principais, senão o mais importante, é o tipo de sistema em que ela vai operar. Porém, escolher a melhor plataforma de e-commerce entre tantas opções não é uma tarefa fácil, pois dessa decisão depende o futuro do negócio.

Essa é uma das suas preocupações no momento, e é justamente por isso que chegou até aqui?

Então acompanhe o nosso post, conheça as principais plataformas do Brasil e suas particularidades.

Com isso, você poderá analisar quais delas mais se encaixam ao perfil de sua empresa e, a partir daí, tomar o rumos certos para o sucesso.

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No que consiste uma plataforma?

Antes de listarmos os sistemas, é importante que você saiba do que se trata uma plataforma, pois, apesar de todas as opções terem a mesma finalidade, a de auxiliar nas vendas, elas possuem uma série de características distintas, as quais podem ser ideais para alguns segmentos e para outros, nem tanto.

Ou seja, não são todas iguais, como alguns empresários iniciantes podem pensar.

Como dissemos, ela é uma das principais peças de uma loja virtual.

Deve ser responsável pelo seu gerenciamento, ou back end, e visualização externa, ou o front end.

É por meio da plataforma que você poderá gerenciar o e-commerce, administrar o estoque, incluir ou excluir produtos, ter informações sobre seus clientes, criar promoções e tudo o mais que é necessário para os processos do dia a dia.

Antes de você ler quais são as principais plataformas de e-commerce do mercado, indico alguns artigos do nosso blog para quem está pensando em criar uma loja online ou para quem está querendo trocar de plataforma. Que são:

Quais são as melhores plataformas de e-commerce do mercado?

Agora que você já sabe sobre a importância de escolher um bom sistema para o seu negócio, conheça as melhores opções disponíveis e, a partir daí, defina aquela que mais se adapta às suas necessidades:

WooCommerce

Segundo pesquisa do site Built With, realizada em 2017, o WooCommerce é a plataforma que lidera atualmente o mercado brasileiro.

O sistema é um plugin gratuito do WordPress, o gerenciador de conteúdo open source, ou de código aberto, mais utilizado no mundo para a criação de sites de blogs.

Com toda essa credibilidade, acabou caindo rapidamente no gosto dos empreendedores.

Os principais diferenciais do WooCommerce são a interface amigável, a fácil personalização, a manutenção simplificada, a grande comunidade atuante e a sua gratuidade.

A plataforma conta com os recursos mais importantes de uma loja virtual, como gestão do negócio, gerenciamento de estoque, carrinho de compras, meios de pagamento, entre outras funcionalidades.

Entre outras vantagens, podemos destacar a grande variedade de temas e plugins, tanto de WordPress quanto de terceiros, os recursos avançados de SEO, a possibilidade de integração com outros sistemas e o fato de que não é uma plataforma, ou seja, a loja virtual e seus dados são do empreendedor.

Magento

A Magento já está consolidada como uma das mais conhecidas e eficientes soluções para os e-commerces.

E isso, sem dúvidas, não é à toa. Grandes marcas, como a Nike, Samsung, Adidas e Saraiva estão entre as mais de 200 mil empresas que a utilizam.

Apesar de ser mais recomendada para lojas virtuais de maior porte, nada impede uma empresa menor de experimentá-la, já que um de seus benefícios está justamente em permitir um crescimento estruturado sem migração de plataforma.

Entre seus outros diferenciais estão o código aberto criado especificamente para e-commerces, a facilidade na criação da loja, as diversas opções de personalização, a otimização para o bom funcionamento em qualquer tipo de dispositivo, os módulos adicionais, recursos avançados de SEO, robustez e estabilidade.

VTEX

A VTEX é uma multinacional brasileira presente em 11 países.

E, em função dos ótimos resultados no mercado de e-commerce, anunciou recentemente a expansão para 50 países até 2022.

Em função de sua origem, é uma das poucas plataformas a oferecer um site em português, o que facilita o processo para aqueles que não têm muita familiaridade com outros idiomas.

Entre os benefícios do sistema, estão as atualizações mensais, a possibilidade de criar e-commerces totalmente personalizáveis e compatíveis com mobile, a opção de os clientes retirarem seus produtos em uma loja física, Smart Check Out e integração com marketplaces.

Loja Integrada

Assim como a VTEX, a Loja Integrada é uma das poucas plataformas de e-commerce criadas no Brasil.

O sistema permite a criação de lojas de forma gratuita e conta com um blog e tutoriais que ensinam como utilizar a ferramenta e permitem o acompanhamento de atualizações e novidades.

Além disso, plataforma gera relatórios de vendas e conta com integração com diversas ferramentas, como o Facebook e o Google Analytics. Também é possível ao lojista criar cupons de desconto e espaços para captação de e-mails.

XTech Commerce

A plataforma XTech Commerce traz como principais atributos a usabilidade e os recursos avançados.

Por ser uma plataforma alugada, conta com diversos layouts prontos, o que auxilia aqueles que não entendem muito de programação a criar sua loja.

O sistema também é adaptável para os mais diversos dispositivos e conta com uma equipe de suporte pronta a atender.

Entre seus recursos estão a possibilidade de customização, a ferramenta de marketing que possibilita criar campanhas de e-mail totalmente segmentadas, recuperação de carrinhos abandonados e integração com marketplaces.

Tray Commerce

O Tray Commerce pode ser considerada uma das melhores plataformas de e-commerce voltadas aos negócios digitais de grande porte.

Isso porque oferece uma série de funcionalidades, como ser uma plataforma escalável, ou seja, que permite que o e-commerce cresça dentro do mesmo sistema, o design totalmente customizável, a falta de limitações em relação ao número de produtos ou pageviews e a possibilidade de criar as mais diversas ações de marketing.

Rakuten

Eleita pela Forbes como uma das 20 empresas mais inovadoras do mundo, as plataforma da empresa japonesa, a multinacional Rakuten Digital Commerce, possui diversos diferenciais.

Entre eles, estão a migração facilitada no caso de troca de sistema, o monitoramento 24h, o qual visa garantir a velocidade, estabilidade e segurança, a não restrição no número de pageviews e produtos, sistema unificado de gestão e a total personalização da loja virtual.

Há duas opções de plataforma: a Rakuten One, indicada para aqueles que estão começando a empreender no comércio eletrônico e a Rakuten Genenis, criada para atender grandes redes.

Nuvem Shop

A principal característica da Nuvem Shop é a facilidade de criar uma loja virtual sem nenhum conhecimento técnico.

Outras vantagens são o layout responsivo, a possibilidade de personalização, hospedagem integrada, integração com sistemas antifraude e canais de marketing e vendas, como Mercado Livre e Google Shopping, além dos relatórios personalizados com as características dos usuários e suas respectivas jornadas de compra.

CiaShop

Essa é uma plataforma de e-commerce robusta e que conta com valores acessíveis a médias e grandes empresa,s pois oferece dois planos distintos.

Suas principais características são a rápida implantação e a boa escalabilidade.

Entre os recursos, estão o layout 100% flexível, o gerenciamento de diversas promoções, a possibilidade de criação de listas prontas, como as de casamento, disparo automático de e-mails para carrinhos abandonados e integração com as redes sociais.

Ezcommerce

A Ezcommerce é uma plataforma com diversos recursos interessantes.

Entre eles, estão o gerenciamento de implantação por um gerente de projetos da empresa, loja de aplicativos, estrutura para grandes campanhas, a possibilidade de personalização, recuperador de carrinho abandonado, logística integrada e os diversos relatórios envolvendo a gestão da loja.

Jet-ecommerce

Criada pela Jet E-Business, a plataforma Jet-ecommerce tem como um dos grandes diferenciais a criação de sistemas que levam em conta as particularidades de cada negócio, ou seja, tem alto nível de customização.

Indicada para médias e grandes empresas, possui integração com marketplaces e tem diversas funcionalidades destinadas à conversão.

Moovin

Apesar de estar há pouco tempo no mercado e contar com uma equipe enxuta, composta por aproximadamente 50 profissionais, a Moovin é parceira da Amazon Web Services e trabalha com a sistemática Auto Scaling, o qual, ao detectar a máxima capacidade de um servidor, ativa outro automaticamente para garantir a estabilidade e a performance de um e-commerce durante possíveis picos de demanda.

DotStore

A DotStore é uma plataforma totalmente omnichannel, a qual ganhou nota máxima pelo Google em relação às vendas mobile.

Além disso, é integrada a todos os marketplaces do mercado. O sistema permite que o lojista faça o gerenciamento total da loja sem precisar ter conhecimentos específicos em programação ou HTML.

E-com Club

A E-com Club é uma das melhores plataformas de e-commerce para os pequenos lojistas.

Isso porque oferece planos gratuitos e outros bastante acessíveis.

Entre seus diferenciais, estão o atendimento exclusivo aos clientes, a boa estabilidade, liberdade de implantação de diversos layouts e check out transparente.

Prestashop

O Prestashop, assim com outras plataformas citadas, também é Open Source.

Entre suas particularidades, estão a facilidade de instalação, a qual pode ser feita em português, a otimização para os mecanismos de busca, o painel de controle amigável e as diversas opções de tema.

melhor plataforma e-commerce

Melhor plataforma e-commerce: Como escolher?

Depois de apresentarmos as principais opções do mercado, é possível que você tenha identificado algumas com as quais seu e-commerce poderia facilmente se adaptar.

Mas, como escolher a melhor entre elas?

A primeira coisa a ser feita, sem dúvidas, deve ser uma análise minuciosa sobre o seu próprio negócio para detectar quais são as suas demandas atuais e também as necessidades futuras.

Você também deve:

  • Verificar se a plataforma escolhida já passou por análises técnicas mundiais e quais são as impressões;
  • Observar se os custos de implantação e manutenção de determinada plataforma cabem no seu orçamento;
  • Analisar quais funcionalidades são importantes, elencando-as e separando-as em critérios com pesos diferentes;
  • Pensar a plataforma como um agente de marketing que, portanto, estará dentro dos custos nesse setor e deve oferecer um custo agregado aceitável ao mesmo tempo em que proporciona conversões.

Esperamos que o nosso artigo tenha sido útil para você e agora a escolha da melhor plataforma de e-commerce seja mais fácil e assertiva.

Quais delas achou mais interessante? Tem alguma experiência para compartilhar?

Então comente aqui!

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