• julho 25, 2018

Se você chegou até aqui, muito provavelmente seja porque atua na área de e-commerce e está buscando formas de conquistar mais clientes e aumentar os resultados. Acertamos? Nesse caso, uma das estratégias que devem fazer parte do seu plano, sem dúvidas, é a de melhorar a experiência do usuário (UX).

E como fazer isso na prática?

É isso que vamos te mostrar nesse post!

Acompanhe e conheça 9 dicas de como tornar a UX de uma loja virtual positiva, de forma a atrair, conquistar e fidelizar clientes e, com isso, elevar as vendas e o faturamento.

Mas, ainda de irmos ao assunto, é importante explicarmos do que exatamente de se trata o conceito.

Afinal, o que é a experiência do usuário?

A experiência do usuário, ou user experience, são as percepções de um usuário ao acessar um site, blog ou loja virtual.

Ou seja, é um conceito de natureza subjetiva, que envolve emoções e sentimentos.

E, como é natural, esses podem ser positivos ou negativos em relação à um e-commerce, dependendo de vários fatores.

Entre eles, estão os pilares da UX, que são a estética, a usabilidade, a arquitetura de informação, os fluxos de interação e o conteúdo.

Esses, se trabalhados de forma individual, porém para atuarem com excelência em conjunto, são capazes de criar relacionamentos, conquistar e fidelizar consumidores, tornar a decisão de compra muito mais simples e fazer com que os atuais clientes recomendem um e-commerce a seus conhecidos.

Como você pode imaginar, isso significa ótimos resultados!

9 dicas de como melhorar a experiência do usuário em uma loja virtual

Como dissemos, por meio de algumas ações, muitas delas simples, é possível criar sensações positivas nos usuários que acessam um e-commerce e, com isso, tornar a sua experiência de compra tão agradável que eles se tornarão clientes recorrentes.

Confira as 9 dicas que preparamos para você:

1. Busque formas de entender os sentimentos dos usuários

Como  a UX envolve as percepção que os consumidores tem ao acessar uma loja virtual, nada melhor que entender as emoções do seu público-alvo antes de realizar qualquer ação, concorda?

Por isso, é importante realizar entrevistas, fazer pesquisas e análises nos canais onde se  atua para ter um feedback a respeito do que os clientes esperam e, aí, inserir os resultados em suas estratégias de melhorar a experiência do usuário.

2. Estude as tendências e padrões de design

Como tudo o que envolve tecnologia, os padrões de design de interface, que compreendem a user interface (UI). também sofrem mudanças. E, com elas, trazem novas tendências.

E, para melhorar a experiência do usuário em um e-commerce é interessante acompanhá-las para saber os caminhos a se tomar e analisar quais elementos podem trazer melhores resultados para o caso de sua loja em especial.

Porém, é importante tomar cuidado, já que muitas dessas tendências podem ser complicadas e muito inovadoras para alguns usuários, causando estranheza. A dica nesse caso é conhecer as novidades e adaptá-las conforme o perfil de sua loja e do seu público.

3. Invista no mobile

As compras por meio de dispositivos móveis já fazem parte da realidade de quatro em cada dez brasileiros, ou seja, 40% deles. Isso foi o que mostrou um estudo da PwC, que em 2013 realizou a mesma pesquisa e, na ocasião, somente 15% a 20% dos consumidores utilizavam o mobile como um canal de compras.

Diante desses números, você pode imaginar que para melhorar a experiência do usuário também é preciso adaptar seu e-commerce para esses dispositivos, não é mesmo? Isso significa tornar o site responsivo, ou seja, que se adapte a qualquer tipo de tela.

Para isso, ele deve ser layout otimizado, ser intuitivo, de fácil navegação, contar com uma boa performance de carregamento, entre outros fatores.

4. Evite formulários longos

O consumidor atual é imediatista e, quando decide finalizar uma compra, espera encontrar facilidade e agilidade. Ao contrário, pode acabar desistindo e abandonando o carrinho, contribuindo para a queda da taxa de conversão.

Por isso, se você espera melhorar a experiência de compra de seus clientes, um item a ser analisado são os formulários do seu e-commerce.

Se eles estiverem longos demais ou pedirem informações desnecessárias para a venda em si, é importante readaptá-los e torná-los o mais simples possível, contanto somente com os dados realmente necessários.

Deixe para captar mais informações sobre os clientes em outros momentos, como em suas estratégias de Marketing Digital.

5. Simplifique o check out

Seguindo a mesma linha de raciocínio dos formulários longos, para aumentar a satisfação do usuário em relação a um e-commerce é preciso simplificar o processo de checkout. Quanto mais ele precisa dar no momento de finalizar uma compra, maiores são as chances que desista.

Por isso, a dica para melhorar a experiência do usuário é tornar esse processo o mais intuitivo e simplificado possível. O objetivo é fazer com que o visitante se torne um cliente e seja fidelizado para próximas compras.

6. Ofereça um atendimento personalizado

Uma experiência positiva está muito ligada ao atendimento que uma loja virtual proporciona. Muitas empresas de e-commerce se preocupam com a navegabilidade e qualidade dos produtos, por exemplo, mas no momento de se relacionar com o cliente acabam pecando.

E isso, com certeza, se reflete negativamente nos resultados.

Portanto, para fazer com o potencial cliente sinta-se totalmente satisfeito, é fundamental que um e-commerce o atenda em suas dúvidas e necessidades prontamente, de forma solícita e personalizada.

A dica é contar com diversos canais de atendimento, como telefone, e-mail, chatbots e redes sociais, e realmente se fazer presente em todos eles por meio de profissionais treinados e capacitados para atender com cordialidade.

7. Esteja atento aos estoques

De nada adianta ter uma série de produtos à disposição na vitrine de sua loja virtual se, no momento em que um cliente resolve comprá-los, eles não constam no estoque.

Isso pode acabar causando frustração, atrasar o prazo de entrega informado e, finalmente, causar uma experiência de compra negativa.

Com certeza isso é o contrário de quem investe em um negócio virtual espera. Por isso, é essencial atentar aos estoques e definir uma logística de compras eficiente.

Além disso, seja transparente quanto ao prazo de entrega, ofereça o serviço de acompanhamento de pedidos, entre outras ações que proporcionem segurança e aquela ótima sensação em saber que a compra “saiu para a entrega”.

8. Invista em conteúdo relevante

O consumidor atual, com muito mais acesso à informação, pesquisa, e muito, antes de realizar uma compra.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela DraftFCB, mostrou que o consumidor do Brasil se importa cada vez mais com as informações disponibilizadas sobre produtos e serviços online e as utiliza em sua decisão de compra. Do total de entrevistados, 19% deles afirmaram que os conteúdos são fundamentais.

Por isso, uma das dicas para melhorar a experiência do usuário é investir em conteúdos relevantes, que eduquem, criem valor e informem os potenciais clientes.

Seja na descrição de produtos ou nas estratégias de Marketing Digita que englobam SEO, mídias sociais, blogs e e-mails marketing, por exemplo, faça com que a linguagem seja de acordo com o público de sua empresa e vá de encontro às suas características e necessidades.

9. Conte com ferramentas com o objetivo de melhorar a UX

Por fim, a dica é contar com soluções e sistemas que tenham o objetivo de melhorar a experiência do usuário em um e-commerce.

Entre as ferramentas mais inovadoras do mercado e que pode aumentar a taxa de conversão de uma loja virtual em até 8 vezes e o ticket médio em até 35%, está a ROI Hero.

Essa Ferramenta de Recomendação Inteligente on-site, que tem foco principal na otimização de conversão (CRO), atua por meio de vitrines personalizadas, as quais funcionam por meio de pixels, cookies e algoritmos e vão de encontro com as características de cada usuário.

Isso quer dizer que a ROI HERO transforma a navegação em insights que causam uma ótima percepção e favorecem o processo de compra. Ou seja, sua taxa de conversão aumenta e, com ela, os resultados e o faturamento.

Agora que você já aprendeu maneiras de melhorar a experiência de melhorar a experiência do usuário em um e-commerce, que tal aprender AINDA MAIS?

É isso mesmo, o conhecimento não pode parar.

Por isso, basta clicar na imagem abaixo para receber o nosso guia definitivo da experiência de usuário!

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“Se minhas preferências são diferentes das suas, um e-commerce não deveria exibir os mesmos produtos pra mim e pra você, certo?”
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