• junho 17, 2018

Você está começando a vender seus produtos ou serviços no ambiente online, e talvez esteja se perguntando o que é market place e, até onde sabe, acredita que esse modelo de negócio pode ser interessante para conseguir melhores resultados em vendas? Pois acertou em cheio!

Acompanhe o nosso post, saiba exatamente o que é market place, uma das principais tendências das vendas online!

O que é market place?

Imagine que você tem uma loja física dentro de um shopping.

Entre as vantagens, estão o fato de que muitos consumidores procuram esses locais pela facilidade em encontrar uma série de produtos e serviços concentrados.

Os market places , que chegaram ao Brasil em 2012, funcionam de forma similar, porém nesse caso os negócios acontecem no ambiente virtual.

Eles são sites onde clientes e lojistas utilizam o mesmo espaço para comprar e vender. É justamente nisso que os market places se diferenciam dos e-commerces.

Enquanto o primeiro é uma loja virtual administrada por uma empresa, o segundo é uma plataforma mediada também por uma empresa, porém várias outras tem a possibilidade de se cadastrarem para venderem seus produtos.

o que é market place

Quais são os maiores market places do Brasil?

Se você está interessado nesse mercado é importante que saiba quais são os market places mais famosos do Brasil para, quem sabe, fazer parte de algum deles. Confira a seguir:

Mercado livre

O Mercado Livre é o market place com mais acessos no Brasil. O ambiente conta com mais de 150 milhões de pessoas cadastradas, 28 mil categorias e 6 compras a cada segundo.

Walmart

Ao contrário do que muitos possam pensar, o Walmart também opera como um market place. Lá é possível encontrar mais de 1 milhão de produtos à venda.

B2W

O grupo B2W é composto pelas lojas Americanas.com, Submarino e Shoptime. Juntos, contam com mais de 20 milhõs de visitas mensais e aproximadamente 2,4 miloes de pedidos.

Via Varejo

O Via Varejo é outro market place formado por quatro sites: Casas Bahia.com,  Ponto Frio.com, Extra.com e Loja HP. O grupo conta com mais de 1 milhão de pedidos mensais.

CFG

Focado no semento de moda e vestuário, o CFG reuné as lojas virtuais Dafiti, Kanui e Tricae. Elas também funcionam como market places, abrindo espaço para outros lojistas que queiram vender nos espaços.

Quais os requisitos para se cadastrar em um market place?

Agora que você já sabe o que é market place e alguns dos mais importantes do Brasil, chegou a hora de mostrarmos o que sua empresa precisa para se cadastrar e começar a vender seus produtos.

Primeiramente, seu negócio deve estar regularizado e contar com um CNPJ, conta bancária jurídica e emitir nota fiscal eletrônica. Alumas plataformas exigem também o CNAE de varejista.

Também é necessário que todos os produtos sejam registrados , manter os estoques sempre atualizados, garantir uma logística eficiente , ter boas avaliações do público e, finalmente, preencher os requisitos particulares de cada market place.

Esses envolvem formatos de imagem, descrições, políticas de trocas  e devoluções e outros fatores de padronização.

Vale a pena investir em um market place?

Pelo que falamos até aqui, é possível que você já tenha observado algumas vantagens de seu negócio participar de market places.

Porém, eles realmente valem a pena?

Podemos dizer que esse modelo de negócios traz uma série de vantagens as lojas virtuais. Veja agora alguma delas:

  • visibilidade, pois market places já consolidados no mercado recebem milhares de visitas todos os dias e, se sua loja estiver lá, as chances dela ser visitada aumentam consideravelmente,
  • os custos com Marketing Digital e propaganda são menores, ja que o próprio market place atua nesse sentidd. E, com isso, os lucros de sua empresa podem ser maiores, já que a maioria deles trabalha somente com comissões ou porcentagens em cima das vendas;
  • aumento nas vendas, pois se amplia automaticamente o número de clientes;
  • sua empresa será encontrada mais facilmente em mecanismos de busca, como o Google, já que grandes market places são bem indexados por meio do trabalho de SEO.

Como você pôde ver em nosso artigo sobre o que é market place, eles oferecem uma série de benefícios, tanto para os lojistas que podem vender e faturar mais, como para os consumidores, que em um mesmo acesso podem ter uma experiência de compra agradável, encontrar milhares de itens e  finalizar suas compras por meio de um mesmo canal.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados à vendas no ambiente virtual? Então continue acompanhando o blog da ROI Hero!

 

ROI Hero

“Se minhas preferências são diferentes das suas, um e-commerce não deveria exibir os mesmos produtos pra mim e pra você, certo?”
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