• setembro 19, 2018

Se você tem uma loja virtual, muito provavelmente já se deparou com o desafio de encontrar uma transportadora para ecommerce com abrangência nacional e que ofereça um bom custo benefício.

E isso tem uma razão simples: existem poucas empresas na área.

Para você ter uma ideia, de acordo com dados da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), são aproximadamente 135 mil transportadoras em todo o País.

Para os pequenos e médios ecommerces a situação é ainda mais complicada.

Nesse caso, a empresa de transporte com maior atuação são os Correios e, entre as que atuam no setor privado, há cerca de 10 transportadoras para atender todo esse mercado.

Ou seja, uma média de 0,007% do total.

Por que há pouca oferta de transportadoras para ecommerce no Brasil?

Depois de ler até aqui, você deve estar se perguntando porque, apesar de o mercado de lojas virtuais estar em ascensão, o número de transportadoras para ecommerce ainda ser tão baixo.

Veja algumas respostas para isso:

Mercado recente

Apesar de as transportadoras existirem há muitos anos, as lojas virtuais começaram a crescer recentemente no Brasil e, por isso, foi necessário uma adaptação das empresas para atender o segmento.

Isso porque as entregas para o mercado eletrônico têm algumas particularidades, como o fracionamento e o tamanho das encomendas, na maioria das vezes pequenas.

E, como as transportadoras devem maximizar a taxa de ocupação para ter mais rentabilidade, nem sempre as lojas virtuais são opção de negócio.

Volume de produtos

Segundo o estudo WebShoppers, da consultoria Ebit, a projeção é que até o final de 2018 pelo 60 milhões de brasileiros tenham realizado compras em lojas virtuais.

Porém, apesar do número promissor, a maioria das compras é feita em grandes redes e o restante delas são divididas em milhares de ecommerces espalhados pelo Brasil.

Se levarmos em consideração que os caminhos precisam rodar cheios para ter boa lucratividade, isso se torna um verdadeiro desafio para uma transportadora de ecommerce.

Quais as melhores opções de transportadora?

Certamente a logística de entrega é um dos pilares para o funcionamento das lojas virtuais.

Quando realizam compras online, os consumidores esperam, além da praticidade de comprar a partir de qualquer lugar, receber as encomendas no menor prazo possível, serem informadas sobre o andamento de cada etapa e contar com produtos sem avarias.

Além disso, o custo do frete é um dos fatores importantes para a decisão de compra. Uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), juntamente com a Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL), mostrou que 39% dos consumidores consideram o frete grátis como um dos maiores motivadores para uma compra online.

Para ajudar sua loja virtual na tarefa de escolher uma boa transportadora para ecommerce dentro de um mercado tão restrito, listamos as melhores do Brasil e as características de cada uma delas:

Correios

Os Correios são uma empresa pública de entregas que atua por meio do transporte terrestre e aéreo. Como abrange todo o Brasil e absorve entregas fracionadas, ainda é a principal opção de transportadora para ecommerce no País, principalmente os pequenos e médios.

Porém, alguns fatores, como o fim do serviço e-SEDEX em 2017 (carro-chefe das entregas de lojas virtuais), as sucessivas greves e o fechamento de agências aos sábados, têm feitos muitos lojistas procurar outras opções.

Isso é o que mostra uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Segundo o levantamento, de 2015 para 2017, houve uma redução de 14,2% na participação dos Correios nas opções de transportadora para ecommerce.

Outro dado interessante é que em negócios virtuais com faturamento acima de R$10 milhões por mês, o percentual de participação é de apenas 38%.

Transporte rodoviário

O transporte rodoviário de cargas é o mais utilizado no Brasil, seja porque não possui uma extensão suficiente de malha ferroviária, como é o caso dos EUA, pela malha de acesso, nesse caso, permitir entregas nas regiões mais remotas ou pelos custos mais baixos.

Entre as vantagens desse tipo de transportadora para ecommerce estão o deslocamento de grandes quantidades de produtos de uma só vez, sem as restrições de peso e tamanho estabelecidas pelos Correios, além da flexibilidade de rotas.

Entre as empresas de transporte que oferecem esse serviço estão a TNT, Braspress e Jamef.

Especializadas

Como o nome sugere, essas são as transportadoras para ecommerce especializadas em entregar determinados produtos. Ou seja, possuem veículos adaptados, embalagens seguras, colaboradores capacitados e tudo o mais que é necessário para que as encomendas cheguem intactas ao consumidor.

Esse tipo de transporte é feito, por exemplo, para entregas de medicamentos, os quais contam com exigências da ANVISA, cargas frágeis e empresas especializadas que fazem entregas por bicicleta de carbono neutro e oferecem pontos de coleta para clientes e empresas, sejam em espaços públicos compartilhados ou a prestação desse tipo de serviços em negócios já existentes.

Entre as empresas que prestam o serviço de entrega por bicicletas estão a Courrieros e a BikeCourier e que trabalham a partir de pontos de entrega compartilhados estão a RetiraFácil, Send4 e Pegaki.

Couriers

Courier significa serviço postal de entregas rápidas, que presta serviços equivalentes aos dos Correios. Como existem muitas transportadoras de ecommerce que atuam por meio desse serviço, a competitividade aumenta e as tentativas de se diferenciar também.

Entre elas estão a qualidade do atendimento, menores preços e velocidade de entrega. Entre as Couriers que entregam em todo o Brasil estão a Transfolha, Direct, Total Express e Jadlog.

Transporte expresso de cargas

O transporte expresso de cargas é voltado para entregas de alto valor, em função da segurança, para as urgentes e para as perecíveis, como alimentos e medicamentos.

Porém, apesar de, a princípio, atuar com entregas prioritárias, tem sido a opção de muitas lojas virtuais que têm o objetivo de conquistar clientes e tornar o negócio mais competitivo.

Dentro do transporte expresso há diferentes modalidades de entrega, entre elas a same day delivery, em que a encomenda chega no mesmo dia, a next day, em que o pedido chega no dia seguinte e a super expressa, que consiste em entregas feitas poucas horas após a compra.

É importante frisar que esse tipo de transporte está limitado à algumas regiões do Brasil, em função do curto prazo de entrega e as distâncias a serem percorridas. Entre as melhores empresas de transporte expresso estão a ASAPLog, B2Log, SpeedyLog, Rapiddo e Loggi.

Social delivery

Essa modalidade de entrega chegou ao Brasil recentemente. Pode ser chamada de colaborativa, pois é realizada por pessoas comuns que são responsáveis pela coleta entrega de encomendas para os consumidores.

Geralmente, empresas e prestadores de serviços são integrados por meio de plataformas que facilitam a comunicação.

Estão as vantagens estão o menor risco de roubos e o ressarcimento no caso de extravios.

A dica de empresa nesse caso é EuEntrego, que oferece esse serviço para lojas virtuais.

Entregas no exterior

Para entregas no exterior as transportadoras para ecommerce podem ser os Correios, que oferecem uma opção de entrega chamada Exporta Fácil, ou transportadoras especializadas em entregas fora do Brasil, como a UPS, FedEx e DHL.

Esperamos que depois de ler nosso artigo sobre as melhores transportadoras para ecommerce do Brasil você possa tomar decisões mais assertivas relacionadas à logística e entrega e, com isso, conquistar clientes e aumentar o faturamento.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados ao comércio eletrônico? Então continue acompanhando o blog da ROI Hero!

transportadora para ecommerce

ROI Hero

“Se minhas preferências são diferentes das suas, um e-commerce não deveria exibir os mesmos produtos pra mim e pra você, certo?”
Fechar Menu
Shares
Share This